terça-feira, 13 de novembro de 2012

Só a Bíblia deve ser nossa regra de fé! Por quê?

Ao longo dos séculos a Igreja Católica tem sempre trabalhado para retirar a Bíblia das pessoas comuns. A primeira tática foi dar a Bíblia em latim, uma língua desconhecida para a maioria dos fiéis. Durante séculos foi um pecado mortal possuir e ler a Bíblia no próprio idioma nativo da pessoa, em Tolosa na França (1229), havia até punição inquisitorial para isto. O conselho de Valencia (1229), o Conselho de Trento (1545) e o Papa Clemente XI (1713) e muitos outros, tudo fizeram para impedir as pessoas de possuir a Bíblia no próprio idioma, enquanto homens como Wycliff, Tyndale e Lutero lutaram para dar a Bíblia no idioma comum das pessoas. O papa Pio IX (1866) em sua encíclica Quanta Cura, afirmou que as “Sociedades Bíblicas” era “uma peste” e deveria ser exterminada. Mas o tempo forçou a Igreja romana a mudar sua estratégia devido a Reforma Protestante. Hoje muitos católicos têm livre acesso às escrituras graças ao esforço destes homens de Deus. Contudo, esta liberdade vem mascarada pela interpretação do tal Magistério da Igreja. Os católicos continuam sendo manipulados pela cúpula romana!
 A palavra escrita é a maneira mais segura que Deus usou para preservar sua vontade dentro do espaço-tempo humano. A Bíblia é a única palavra inspirada de Deus na forma escrita, o mesmo não se dá com as tradições orais. A palavra inspirada, usada em 2 Timóteo 3.16 significa Deus soprou. Assim sendo, as Escrituras é soprada por Deus. Pedro falou que a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (2 Pe 1.21). Isto confirma que os escritores foram movidos por Deus para escrever aquilo que ele queria. Se Deus inspirou os escritos, concluímos certamente que são perfeitos e infalíveis. Nunca encontramos que a palavra de boca-a-boca (tradição oral) é theopneustos [inspirada]. Jesus quando debateu com o Diabo não usou nenhuma tradição oral, mas usou a frase “está escrito” todas as vezes, uma referência clara as escrituras sagradas. Ele reprovou o método dos fariseus de tentar colocar no mesmo pé de igualdade tradição e escrituras. Os apóstolos na posição de apologistas sempre usaram as escrituras como meio de provar a fé cristã. Na idade pós-apostólica também. É interessante notar que nunca sequer a Bíblia afirma que um dos apóstolos lançou mãos de tradições recebidas de terceiras como meio de provar ou consubstanciar a fé cristã. Judas nos diz que a doutrina cristã chamada de fé (3) foi entregue uma “vez por todas”, para sempre, aos santos, não precisamos de novas revelações ou doutrinas fora da Bíblia, tudo já está completo. 

2 comentários:

  1. A melhor resposta, se encontra no Pentateuco, no livro de Deuteronômio:Em Dt 4, 2: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”.
    A dissidência sofrida por traduções, é muito mais profundo do que envolvimento de qualquer Igreja, pois todas optam por suas próprias traduções, e o resultado é este, a entrada para apostasia, de onde surgem a cada dia contradições sobre o Santo Caminho, a estratégia que a I.C.A.R, usou com nascimento do protestantismo, Graças a Deus, a reforma protestante, causou uma grande ruptura na robusta organização da I.C.A.R, resultado, acrescentaram mais cinco livros na Bíblia deles, tendo em vista a continuidade da dogmatização do fiéis, caso contrário todo império religioso deles poderia desabar, então iniciou a criação dos concílios, mas a maravilhosa Graça de Deus, já se tinha sido relada ao rasgar do véu, e a palavra de Deus continua sendo infalível, quando não se baseia em uma ortodoxia congregacional, mas na liberdade do Espirito Santo, pois bem Deus usou homem para escrever a Bíblia por inspiração Divinal do Esprito Santo, hoje Ele continua usa para revelar a palavra ao homem, contudo a revelação Bíblica, não é somente para provar a existência de Deus, mas também para discernir das falsas, o mesmo para os falsificadores da palavra!
    Parabéns pela abordagem Ellen klackson, que Deus continue te usando maninha, fim de semana abençoado para ti e família, no amor de Cristo, vosso conservo Falbo.

    ResponderExcluir
  2. Desejo-lhe paz de Jesus.
    Seu blog é muito bom, e pela escrita nota-se que o Santo Espírito está em si.
    É lendo blogs assim que aprendendo mais uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    Ps. Se seguir meu blog, saiba que irei retribuir.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir